ProLíder 2022 >> O ProLíder é Para Mim?

QUAL É O PERFIL DO PARTICIPANTE DO PROLÍDER?

Nem sempre, os participantes do ProLíder encontram-se em momentos semelhantes de suas vidas - na verdade, é mais comum eles encontrarem pessoas que estejam vivenciando experiências diferentes. A diversidade presente no programa proporciona encontros com pessoas que têm visões de mundo muito diferentes, moldadas pelas experiências únicas que tiveram.

Essas diferenças são essenciais para o modelo de aprendizado do ProLíder. A enorme quantidade de perspectivas e experiências de vida dos nossos participantes são trazidas para as discussões e geram uma gama única de conhecimentos.

Por isso mesmo, o perfil do participante é muito amplo. Buscamos pessoas de 16 a 35 anos, de qualquer região do Brasil, que sejam compatíveis com os valores do ProLíder e que sejam comprometidos com o programa e com o Brasil.

Compatibilidade com os valores do Instituto Four

O Instituto Four carrega consigo os seguintes valores:

  • Integridade: tomar as atividades corretas nos momentos necessários, sem buscar vantagens ou outros benefícios antiéticos para si em detrimento do outro.
  • Protagonismo: a postura de buscar se colocar como responsável por sua vida e por suas ações.
  • Foco em resultado: utilizar conhecimento aplicado para transformar ideias em projetos que gerem transformação e impacto de maneira concreta.
  • Meritocracia: reconhecer o mérito e o esforço das pessoas baseado nas suas trajetórias e os resultados atingidos por meio dos recursos que tinham à disposição;
  • Diversidade: valorizar a representatividade que existe no Brasil e entender que, para discutir o País, é necessário ter diversidades de raça, gênero, classe, ideologia, orientação sexual, religião entre outras.

Vontade de contribuir, de maneira concreta, para a sociedade brasileira

Buscamos participantes que demonstrem, por meio de seus históricos e suas visões de futuro, uma maneira positiva de se enxergar os problemas que existem no Brasil como oportunidades de melhoria e de atuação transformadora. Essa transformação deve acontecer por meio de resultados concretos e de melhorias claras nos setores e nas áreas em que se deseja realizar essas melhorias.

Espírito empreendedor (garra, resiliência e sonho grande)

O empreendedorismo dentro de um negócio ou iniciativa vai muito além do seu fundador ou da sua fundadora. Ter espírito empreendedor significa ter sentimento de dono, o protagonismo de puxar para si a responsabilidade do sucesso da iniciativa dentro da qual se insere. Isso significa ter a postura protagonista de não apenas ultrapassar os resultados e as metas que foram estabelecidas, mas também mobilizar seus amigos e colegas para fazerem o mesmo. Esta atitude requer um nível maior de energia do que o esperado, e, por isso, é necessário ter a resiliência para encontrar esta energia dentro de si e a capacidade de sonhar e entender que esta ação significará, no futuro, um fim muito melhor do que o começo.

Foco na criação de projetos transformadores, nos meios público ou privado

Ação sem teoria pode, muitas vezes, significar um esforço ineficiente rumo ao resultado desejado. Por outro lado, o estudo profundo sem nenhuma ação concreta não altera a realidade que se deseja melhorar. Por isso, no ProLíder, queremos pessoas que busquem transformar o conhecimento adquirido ao longo da vida e dentro das formações do programa em negócios e projetos políticos que, de maneira estrutural, causem mudanças positivas no Brasil e no mundo.

Comprometimento: disciplina, empenho, esforço para resultados e responsabilidade

O ProLíder é um programa que requer dedicação de quem participa dele. Isso significa ter disciplina de entregar os materiais solicitados e ter o empenho necessário para criar um negócio ou projeto, que nós sabemos que não é fácil.

Todos esses elementos para a relação do (a) participante com o programa significam uma parte importante de ter comprometimento. Também há outros elementos do comprometimento que envolvem a relação do(a) participante consigo mesmo. É necessário ter uma visão orientado a resultados que envolvam, entre outras coisas, a humildade necessária para entender onde é possível melhorar para agir de maneira mais assertiva frente ao objetivo que se quer alcançar.

Por fim, sabemos também que, ao longo do tempo que o programa se realiza, imprevistos acontecem e momentos de vida mudam. Por isso, é importante ter a responsabilidade de entender que os compromissos assumidos se mantêm, assumindo o protagonismo de realizar o programa com afinco.

O ProLíder é uma realização do Instituto Four.