Giovani Rocha

Giovani Rocha é mestre em Governo, Instituições, e Política Pública pela EBAPE/FGV e graduado em Economia pela IBMEC. Enquanto estudava para o mestrado, liderou um estudo sobre a representação racial política na política brasileira, o comportamento do eleitor afro-descendente e as concessões entre formas de representações mais descritivas e substanciais.


Ele já participou em várias conferências acadêmicas e de liderança ao redor do mundo em países como os EUA, Portugal, o Reino Unido, a Colômbia, e o Panamá. Também trabalhou com projetos sociais por mais de dez anos.


Na faculdade, fundou e coordenou o Líderes do Amanhã, um programa de formação de liderança para alunos menos privilegiados de estudo médio de escolas públicas no Rio de Janeiro. Também é um alumnus do Department of State dos EUA (o correspondente do nosso Itamaraty) e um fellow da Fundação Estudar.


Raça, política, e desigualdade são assuntos que ele discute como pesquisador e ativista, tendo sido palestrante keynote na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas, ProLíder, Movimento Acredito, TEDxBlumenau, TEDxSantarém e no Ministério de Desenvolvimento Social.


Trabalhou como consultor de políticas educacionais para o Inter-American Development Bank (IDB), como Secretário Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA) e no Banco Mundial (World Bank), apoiando o Ministério da Educação na elaboração das Reformas Educacionais dos Ensinos Médio e Secundário.


Em 2018, começou o treinamento para o doutorado no programa de duplo doutorado em ciências políticas e estudos africanos na University of Pennsylvania, onde estuda a intersecção entre raça, política, e políticas públicas em países Latinoamericanos.



O ProLíder é uma realização do Instituto Four.