A NextCam tem a missão de transformar os ambientes de risco da construção civil através da visão computacional e inteligência articial, tornando-os mais seguros e organizados, protegendo, assim, as pessoas que lá trabalham.



Obras são um caos, os riscos estão por todos os lados, e isso gera grandes problemas para o Brasil e para o setor de construção. Acidentes e atrasos contribuem para um prejuízo bilionário todos os anos. A NextCam ataca esse problema utilizando imagens e tecnologia.



Através de câmeras instaladas em pontos específicos dos canteiros, analisamos as imagens com o nosso software de processamento de imagens, reconhecendo padrões e levantando indicadores sobre a segurança e o comportamento da obra. Os profissionais desse setor buscam soluções remotas, que permitem o acompanhamento e o controla da obra. Por isso, esses dados são levados aos responsáveis da obra e aos técnicas de segurança através de um dashboard gerencial e pelo whatsapp de quem está na obra e sore das dores dos riscos e da insegurança todos os dias. Com isso, medida preventivas e corretivas podem ser tomadas antes do atraso ou do acidente.



A NextCam surgiu quando Adriano Peniche, participante ProLíder 2019, se junta com o seu sócio Guilherme Vogt enquanto os dois estagiavam juntos em uma startup na Alemanha. Os dois, ao voltarem ao Brasil, se juntam ao terceiro sócio, Luis de Souza, para começarem o empreendimento em terras nacionais.



A NextCam já passou por alguns editais e programas, como o AWC 2018, do Instituto TIM; foi finalista da HackBrazil 2019, na Brazil Conference; ganhou o prêmio Engie Brasil de Inovação 2019, em Paris; foi selecionada nos programas Copel +, Sinapse da Inovação e Startup Conecta Brasil; e, no final de 2019, foi premiada com o primeiro lugar na Banca Final ProLíder 2019.



Conheça mais sobre a NexCam aqui


O ProLíder é uma realização do Instituto Four.