O Mundo da Lo é uma empresa que busca incentivar meninas na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) através de brincadeiras.


Eles desenvolvem brinquedos especiais que envolvem construção e uma parte tecnológica, com eletrônica e programação. A sua missão é permitir que as meninas possam sonhar em ser o que elas quiserem.


Geralmente, meninas não são incentivadas a desenvolver conhecimento e a participar da área de tecnologia. Isso faz com que as áreas de STEM, de uma maneira geral, sejam extremamente masculinizadas, se tornando ainda mais dificil o acesso de meninas que tem interesse na área. Com objetivo de deixar as meninas criarem seus próprios mundos, ao invés de limitá-las com construções pré estabelecidas, surge o Mundo da Lo. Diferente de outros brinquedos da área de STEM, o foco é fazer com que mais meninas tenham interesse nesta área.


No Mundo da Lo, eles trabalham para que mulheres tenham as mesmas oportunidades e estímulos para entrar na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática do que os meninos.


Os brinquedos têm peças de encaixe, que podem ter rodas, motores, LED's, engrenagens ou serem peças puramente mecânicas e com uma parte com eletrônica e programação. Dessa forma, vão ser criadas linhas de produtos que se complementam: haverá um pacote básico de peças com a parte eletrônica e vários pacotes de expansão, com temas e funcionalidades diferenciadas. Muitas dessas peças serão controladas pelo celular, com o objetivo de serem mais intuitivas e possibilitar que a criança aprenda algoritmos de forma mais fácil e lúdica.


O empreendimento nasceu de uma dor da Yasmin Romi, participante do ProLíder 2020. Yasmin é estudante de Engenharia da Computação, e é apaixonada por tecnologia. Desde muito nova, ela participa de várias competições e hackathons e trabalha muito para aumentar a inclusão de mulheres na área de tecnologia. Dentro do ProLíder ela conheceu o João, outro apaixonado por tecnologia, e os dois resolveram colocar em prática o desejo deles de ter uma área de tecnologia mais igualitária no Brasil.




O ProLíder é uma realização do Instituto Four.