O Curso Ipê tem o objetivo de preparar jovens para realizar a prova do ENEM, com foco no aluno e em todo o processo de ensino.

Em qualquer índice educacional observado, o Brasil ocupa posições muito ruins. Isso acontece, entre vários fatores, pela quantidade de conteúdo e o método utilizado pelas escolas, distanciando os jovens, que acabam perdendo o interesse em estudar.


A metodologia adotada, divide os jovens em salas com até 10 alunos em um método que favorece o debate, a experimentação e o protagonismo do estudante. Além do conteúdo voltado para o ENEM, o Curso Ipê também traz temas relevantes para a formação dos jovens, como economia, direito, estatística e cultura, além de oferecer também atendimento psicológico e mentorias profissionais individualizadas.


O Curso Ipê já atuou com mais de 200 alunos do Ensino Médio de escolas públicas, de classe D e E, contando com o trabalho de mais de 70 voluntários e aprovando os alunos em faculdades públicas e privadas, com bolsas.


Com o objetivo de aumentar ainda mais o seu alcance, atingindo mais jovens de baixa renda, o Curso Ipê está implementando uma estrutura híbrida. O objetivo é fornecer ensino e a oportunidade para alunos das classes D e E participarem do cursinho gratuitamente, sendo subsidiados pela venda dos serviços para alunos de escolas particulares, direcionando sua receita para abrigar mais alunos de baixa renda.


O Curso Ipê nasceu quando Vinicius Alvarez, da turma do ProLíder 2020, identificou através da realidade de sua mãe, que é professora da rede pública, as principais dificuldades na educação brasileira, tanto para os alunos quanto para os professores. Além de Vinicius, o Curso Ipê também conta com o trabalho de Ana, que é sua sócia e cofundadora do empreendimento.




O ProLíder é uma realização do Instituto Four.