A Atmos é uma startup de tecnologia que trabalha com gestão de informações e tem o objetivo de conscientizar as pessoas quanto ao uso sustentável dos recursos naturais.


Sua solução é possível a partir de um hardware de baixo custo, que é capaz de aferir com precisão todas as grandezas elétricas relevantes para o cliente, inclusive parâmetros de qualidade de energia. Dessa forma, os dados são coletados e são disponibilizadas métricas em tempo real, alarmes customizáveis e boas práticas para melhorar o consumo de energia e a gestão energética de organizações.


O setor de energia brasileiro vem passando por uma transição na forma que se consome, se transmite e se gera energia elétrica. E em busca de atuar em um processo também de conscientização, a Atmos atua com foco em pequenas e médias empresas, que apresentam um enorme potencial de economia de energia, com aproximadamente 20%.


Os dados foram testados também em residências, comprovando uma economia média de aproximadamente 16% e comprovando também e eficácia da Atmos e sua solução.


A implementação da solução já foi validada, com testes feitos em um hotel de Brasília, onde foram contratados para atender uma demanda pré-existente. Atuaram com o monitoramento do consumo em toda a estrutura do hotel, que conta com sistemas de ar condicionado, elevadores e câmaras frias.


Inicialmente a Atmos prentende atuar dentro de Brasília, fazendo a diferença localmente, onde existem várias instalações prediais púlbicas, trazendo eficiência e desenvolvimento sustentável para os negócios e para a sociedade.


A Atmos nasceu em 2016 com Luiz Filipe Guerra (Participante do ProLíder de 2020) e Gabriel Duarte, seu sócio. A Atmos participou do processo de aceleração de startups da Cotidiano, aceleradora de Startups, durante o ano de 2020.




O ProLíder é uma realização do Instituto Four.