Formadores passados do ProLíder

Saiba mais sobre quem já contribuiu para o debate de alto nível no programa.

Formadores são especialistas nas suas respectivas áreas de conhecimento, com renomes nacionais e internacionais. Para saber mais sobre cada um, clique nos nomes.

Economia


Florian Bartunek, CIO da Constellation

Florian Bartunek é o atual sócio-fundador e CIO (Chief Investment Officer) da Constellation.

É ex-sócio do Banco Pactual: foi chefe de research, trader proprietário e responsável pelo Asset Management e pela gestão de todos os fundos e portfólios de ações do Banco, se destacando pelos fundos Andrômeda (número 1 no ranking de ações no Brasil por 3 anos seguidos), do fundo Infinity (número 1 no ranking de ações offshore brasileiros por 2 anos consecutivos) e de um portfólio segregado para George Soros.

Com formação em administração de empresas pela PUC-RJ, Florian também possui formação e cursos em universidades renomadas como a Harvard Kennedy School e a Columbia university.

Em paralelo a essas atividades, é vice-presidente do Instituto ProA , uma das maiores ONGs ligadas à educação profissional do Brasil. Além disso, participa do Conselho da Fundação Lemann, do MASP, da Fundação Estudar, da Somos Educação, da B3 e da Revista Nova Escola.

Leandro Narloch, escritor

Leandro Narloch é jornalista e escritor. Atualmente, mantém uma coluna no jornal "Folha de São Paulo".

Já foi repórter de ciência e história da revista "Veja" e editor de "Aventuras na História" e "Superinteressante". É o escritor de uma série de livros, tendo como uma de suas principais obras o livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" e toda a série de livros que o seguiram.

É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Parnaá e estudou Filosofia em seu mestrado pela Universidade de Londres.

Luciana Yeung, professora do Insper

Luciana Yeung é Coordenadora do curso de Ciências Econômicas do Insper. Também é membro fundadora e ex-Presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE).

Acadêmica de referência, possui mais de 15 anos de experiência, tendo lecionado na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É doutora em economia pela EESP - FGV e mestre em Economia Aplicada e Relações Industriais pela University of Winsconsin - Madison. É graduada pela USP em Economia.

Também contribui com o Instituto Millenium com artigos e palestras sobre questões de judiciário, economia e política no Brasil. É colaboradora frequente do periódico Economic Analysis of Law Review.

Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Bolsa Família

Ricardo Paes de Barros é o atual economista-chefe do Instituto Ayrton Senna. Também é professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e coordenador do Núcleo Ciência pela Educação do Centro de Políticas Públicas - CPP.

Possui vasta experiência profissional: por mais de 30 anos, integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA); foi professor visitante da Universidade de Yale; e atuou como Subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Liderou a equipe técnica responsável pela formulação do Programa Bolsa Família nos seus moldes atuais.

De formação, é graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo IMPA e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale.

Educação


Carolina da Costa, Vice-Presidente de Graduação do Insper

Carolina da Costa é Vice-Presidente de Graduação do Insper, professora co-fundadora do Centro de Liderança e Inovaçao, facilitadora global da AACSB e professora de pensamento crítico para lideranças de empresas e instituições como Ambev, Santander e CONIB.

No exterior, conduziu estudos sobre pensamento sistêmico e resolução de problemas complexos; participou de pesquisa em PBL pelo inovador eSTEP Project; e atuou no Math and Science Partnership Project, da National Science Foundation, para elevar o desempenho acadêmico em escolas.

Possui Ph.D em Educação (com ênfase em cognição) pela Rutgers State University of New Jersey, e é bacharel e mestre em Administração pela Universidade Getúlio Vargas.

Claudia Costin, diretora do CEIPE - FGV

Claudia Costin é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Públicas - FGV.

Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Com vasta experiência política, foi professora visitante da Escola Nacional de Educação Pública, da Universidade de Quebec, no Canadá; comandante da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; e consultora dos governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

É bacharel em Administração Pública, mestra em Economia e doutora também em Administração Pública pela FGV.

Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann

Denis Mizne é o CEO da Fundação Lemann e Chairman do Instituto Sou da Paz, que trabalha há mais de quinze anos para reduzir a violência no Brasil.

Já foi Diretor-Executivo do Sou da Paz. À frente do Instituto, contribuiu de maneira efetiva para a aprovação do Estatuto do Desarmamento. Seu trabalho foi reconhecido como uma das razões pelas quais a cidade de São Paulo conseguiu reduzir em mais de 80% a sua taxa de homicídios na última década.

Formado em Direito na Universidade de São Paulo, particiou dos programas Human Rights Advocates Program, da Columbia University, e do World Fellows Program, da Yale University.

Eduardo Deschamps, membro do Conselho Nacional de Educação

Eduardo Deschamps é professor titular da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Também é docente avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anysio Teixeira (Inep), conselheiro dos Conselhos Nacional de Educação; Consultivo do Edulab 21, mantido pelo Instituto Ayrton Senna; e de Governança do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Foi diretor do Instituto de Pesquisa Tecnológicas de Blumenau e integrou o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, o Conselho da Associação Empresarial de Blumenau e o Conselho de Desenvolvimento Regional de Blumenau.

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSC.

Erica Butow, co-fundadora e CEO do Ensina Brasil

Erica Butow é co-fundadora e CEO do Ensina Brasil, uma parceria brasileira da rede internacional Teach For All.

Atuou em empresas como P&G, Integration e Whirlpool e em organizações como Cidadão Pró-Mundo, Mind Lab e Education Pioneers.

É formada em Administração na USP, tendo realizado intercâmbio para a França nesse período. Possui também mestrado em Administração Pública pela Berkeley University.

Empreendedorismo


Caio Poli, Head de Customer Experience da 99

Caio Poli é o atual Head de Customer Experience da 99.

Atuou na mesma posiçãono Nubank. Também foi analista da McKinsey e COO do VEduca.

É engenheiro de produção de formação pela USP, tendo realizado um intercâmbio para a Lund University na Suécia, onde realizou cursos relacionados a gestão da inovação.

Fábio Tran, Diretor de Investimentos da Omidyar Network

Fábio Tran é o atual Diretor de Investimentos Educacionais na Omidyar Network.

Possui passagem por grandes consultorias como Accenture, A.T. Kearney e McKinsey. Foi diretor da Fundação Estudar e da Rocket Internet SE, sendo VP na oportunidade.

É engenheiro mecânico, formado pela Escola Politécnica da USP. Possui MBA em Finanças e Marketing na Kellogg School of Management e um MPA pela Harvard Kennedy School of Government.

Em paralelo às atividades, é voluntário no Fundo Patrimonial Amigos da Poli e mentor da Fundação Estudar.

Marco Aurélio Ribeiro, fundador da Sa Ribeiro Multimedia

Marco Aurélio de Sá Ribeiro é o atual Gerente de Empreendedorismo e Internacionalização do Grupo Adtalem Global Education, professor do Ibmec/Rj, da PUCRJ, da Fundação Dom Cabral e da ESPMRJ, além de presidente da Federação de Vela do Rio de Janeiro, colaborador da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e Presidente da Confederação Brasileira de Vela.

Formado em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui doutorado em Administração pela EBAPE - FGV.

Infraestrutura


Renato Mazzola, Head de Private Equity do BTG Pactual

Renato Mazzola é atual Sócio-Diretor do BTG Pactual na área de Infraestrutura Global e Private Equity.

Possui passagem como associado do JP Morgan Chase e atuou na área de infraestrutura do Banco Interamericano de Desenvolvimento, como Diretor Sênior de Investimentos. Palestrou em mais de vinte conferências de infraestrutura em vários locais, incluindo as cidades de Washington, Santiago, Nova York e Bogotá.

É formado em Relaçoões Internacionais pela USP e em International Business na Tufts University. Tem um MBA pela USP e é bacharel em Economia pela PUCSP.

Em paralelo a suas atividades, é vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Estudar. Renato Mazzola é conselheiro do Instituto Four.

Inovação e Tecnologia


Cesar Wedemann, Head de Operações da NuConta

Cesar Wedemann é o atual Head de Operações da NuConta, no Nubank.

Atuou como CEo do Qedu e como Head de Projetos Estratégicos e Gerente Global de Operações na Easy Taxi. Além disso, passou pela Siemens e foi consultor na PwC, Veduca e Rural Development Partners International.

É formado em Engenharia Industrial pela USP, tendo realizado um intercâmbio para a Alemanha.

Eduardo Couto e SIlva, Conselheiro Sênior do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Eduardo Couto e Silva é o atual Conselheiro Sênior do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

Foi Associate de pós-doutorado no SLAC Natoinal Accelerator Laboratory de Stanford e pesquisador de física da Universidade de Brasília. Também atuou em iniciativas como o Centro de Gerenciamento de Estudos Estratégicos.

É formado em Física na UnB e fez seu mestrado e PhD na mesma área, na Indiana University Bloomington.

Liderança


André Street, fundador da Stone Co.

André Street é fundador da ArpexCapital, responsável por empresas como Mundipagg, Capital, Stone, Pagar.me e outras empresas do ramo.

Street é referência em empreendedorismo. Com apenas 15 anos, criou o Paga Fácil, sistema utilizado para a transferência de dinheiro entre compradores e vendedores de sites de leilão. Desde então, atua na área de pagamentos online, com toda a rede de empresas abaixo da Arpex Capital.

Participou do OPM Program da Universidade de Harvard. É a pessoa mais jovem de todos os tempos a fazer o curso.

Eduardo Matsushit, fundador da CEO - INFINITAS

Eduardo Matsushita é fundador da CEO - INFINITAS.

Possui mais de 20 anos de experiêncais em consultorias, tendo passado por grandes empresas como Arthur D. Little, A.T. Kearney e Solving International. Tem experiências profissionais no setor financeiro (mercado de capitais) e em projetos de engenharia para grandes empresas brasileiras.

É formado em Engenharia pela USP, com especialização em Governança Corporativa.

Em paralelo, atua como mentor da ONG Renovatio.

Igor Lima, CEO do Instituto Sonho Grande

Igor Lima é CEO e um dos fundadores do Instituto Sonho Grande, para onde veio especialmente a convite de Marcel Telles.

Como experiências anteriores, cabe citar seus trabalhos na consultoria McKinsey, além de vice-presidência da Kroton, o maior grupo educacional ligado à educação do País.

É formado no ITa e possui um MBA na Kellogg School of Management, além de um OPM em Harvard.

Marcelo Barbará, Founding Partner da Lanx Capital

Marcelo Barbará é o atual Founding Parnet da Lanx Capital e da Cambuhy Investimentos, além de ex-Shareholder e CEO da RB Capital.

Possui vasta experiência e renome no mercado financeiro. É ex-Diretor do Credit Suisse e, durante muito tempo, foi Partner do Banco Garantia, junto com outras grandes personalidades do empresariado brasileiro.

É formado em Administração na FGV, onde também fez mestrado em finanças. Em Harvard, completou o OPM Program.

Marcelo Barbará é conselheiro do Instituto Four.

Marcos Vono, sócio da OPER Group

Marcos Vono é atual sócio-fundador da MVono Performance Humana e sócio da OPER GROUP.

Foi executivo de RH do Grupo IBMEC por dez anos e possui passagens por empresas renomadas como Banco Santander, Quaker e Unilever, além de ter sido articulista do jornal O Estado de São Paulo.

É formado em Psicologia com MBA em Recursos Humanos pela USP, é professor de cursos MBA e de pós-graduação em Instituição de Ensino tais como FGV, Ibmec, Anhembi Morumbi e UNISAL.

Em paralelo, atua como palestrante nas áreas de Recursos Humanos e Carreiras, além de ministrar treinamentos, workshops e consultoria nessas áreas. Marcos Vono é conselheiro do Instituto Four.

Millor Machado, fundador do GPS de Gestão

Millor Machado é sócio-fundador do GPS de Gestão.

É co-fundador da empresa Empreendemia, uma rede social para empresas de empreendedores. Foi gestor de produtos digitais da Fundação Estudar, onde foi responsável pelas quatro principais áreas digitais: construção de conteúdo, cursos on-line, desenvolvimento de software e experiência do usuário.

Possui experiências anteriores em empresas como A.T. Kearney e HSM.

É graduado em engenharia pela Unicamp.

Nicolas Kudrna, Gerente da Metalfrio Solutions

Nicolas Kudrna é gerente de projetos da Metalfrio Solutions.

Atuou por cinco anos na Ambev, onde desenvolveu, entre outras coisas, uma nova iniciativa de delivery.

É formado em administação de empresas pelo Ibmec, além de possuir cursos complementares de educação executiva em Harvard e Columbia.

Também foi voluntário na ONG Sonhar Acordado, que atua buscando o desenvolvimento da infância e da adolescência mais necessitadas.

Ralf Toenjes, co-fundador do Renovatio

Ralf Toenjes é o co-fundador e atual presidente da ONG Renovation e da VerBem. Também é proprietário e Diretor-Executivo na Zooha Comunicação.

É graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e em Economia e Administração pelo Insper. Nesta última faculdade, foi presidente da Enactus, além de co-fundador e vice-presidente da Liga de Empreendedorismo.

Foi condecorado pela Forbes como um dos jovens brasileiros mais promissores antes dos 30 anos, o prêmio Forbes Under 30.

Thaylan Toth, fundador da Mindsight

Thaylan Toth é o fundador da Mindsight: People Performance.

Foi Head de Recursos Humanos na Stone Pagamentos. Possui experiências em empresas como AB Inbev e Fundação Estudar, onde foi Gerente de Recursos Humanos.

É formado em Administração Pública na Universidade Federal do Paraná e em Economia na PUC-PR. Fez mestrado em Psicologia Social-Organizacional na Teachers College of Columbia University.

Tiago Mitraud, Deputado Federal (NOVO)

Tiago Mitraud é Deputado Federal pelo Partido NOVO.

Foi Diretor-Executivo da Fundação Estudar. Passou boa parte da vida estudantil envolvido no Movimento Empresa Júnior, chegando a ser Conselheiro e Presidente da Brasil Júnior. Atuou também como coordenador de projetos da Aliança Empreendedora.

Vinícius Muller, historiador, professor e escritor

Vinícius Muller é, atualmente, professor de História Econômica do Insper e da FECAP. Também dá aulas de ética em cursos sobre liderança no Centro de Liderança Pública (CLP). Escreve periodicamente na seção Estado da Arte, no Jornal Estadão. É escritor do livro "Educação Básica: Financiamento e Autonomia Regional".

Foi gerente e coordenador pedagógico de colégios de nome em São Paulo, como a Escola Lourenço Castanho.

Começou sua trajetória se graduando em História pela PUC-SP e, posteriormente, cursou uma pós-graduação em História Econômica. Em 2014, tornou-se Doutor pela USP.

Negócios Internacionais


José Luiz Niemeyer

José Luiz Niemeyer é Coordenador da Graduação em Relações Internacionais e professor em temop integral do Ibmec/RJ, onde também é Coordenador Técnico da Pós-Graduação em Negócios Internacionais.

Experiente profisional, desenvolveu, durante anos, projetos e pesquisas na área de Relações Internacionais com o Prof. Dr. Braz de Araujo e com o Proj. Dr. José Augusto Guihon Albuquerer, respectivamente no Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas e Estratégia (NAIPPE/USP) e no Nücleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI/USP). Também foi consultor da Jane's Information Group, de Londres, onde a área de pesquisa principal envolvia a problemática da Segurança e da Defesa Nacional.

É graduado em Economia pela PUC-SP e doutor em Ciências Políticas pela USP. Desenvolveu seu pós-doutorado na Unicamp, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Política


Carlos Melo, professor do Insper

Carlos Melo é professor em tempo integral do Insper e colunista do UOL, onde alimenta um blog com análises a respeito da política brasileira.

É cientista política, mestre e doutor pela PUC-SP.

É colaborador do jornal O Estado de São Paulo. Também é integrante da equipe do Centro de Políticas Públicas, do Centro de Liderança e Inovação e do Núcleo de Relações Governamentais do Insper.

Fernando Schuler, professor do Insper

Fernando Schuler é professor em tempo integral e pesquisador do Insper. Também é criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento e titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta, voltada à reflexão sobre a liberdade de expressão e de imprensa.

Possui, também, experiência na área de análise política, com ênfase nas áreas de políticas públicas, história e filosofia política. Foi Secretário de Estado de Justiça e de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e Diretor da Fundação Iberê Camargo.

É Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela UFRGS, com Política, com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola de Administração Pública e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-Americana pela Universidade de Barcelona.

Guilherme Lichand, co-fundador da Movva

Guilherme Lichand é o atual diretor de pesquisa no Center for Child Well-Being and Development, na Universidade de Zurique. Também é co-fundador da Movva.

Conta com vasta experiência prévia internacional, trabalhando no Banco Mundial e na Universidade de Zurique. Foi listado pela Forbes como um dos 10 brasileiros mais inovadoras abaixo dos 35 anos, prêmio dado pelo MIT Technology Review.

É formado em Economia pela FGV, possui mestrado pela PUC-RJ e é doutor em Economia Política e Governamental pela Universidade de Harvard.

Joice Toyota, co-fundadora do Vetor Brasil

Joice Toyota é a atual Diretora-Executiva e co-fundadora do Vetor Brasil, projeto que conecta jovens talentos a projetos inovadores e de alto impacto social no setor público.

Possui experiência como diretora de projetos no Departamento de Educação do Estado de Goiás, resolução de cases da Bain Company, analista sênior na Integration Consulting, além de cargo de CEO na Federação das Empresas Juniores de São Paulo.

É formada em Engenharia da Computação pela USP, possuindo MBA pela Stanford University Graduate School of Business.

José Frederico Lyra Netto, co-fundador do Movimento Acredito

José Frederico Lyra Netto é chefe de gabinete do Senado Federal. Foi coordenador nacional do Movimento Acredito, projeto que visa renovar a política brasileira.

Também teve experiências empreendedoras, com participação na Federação de Empresas Juniores de São Paulo (FEJESP), como diretor de desenvolvimento e também sendo CEO da Brasil Júnior. Foi co-fundador do Vetor Brasil e líder de equipe na Falconi, numa iniciativa que focava em desenhar soluções na área de educação pública e privada. Além disso, foi superintendente de reforma educacional no Estado de Goiás e Secretário de Desenvolvimento Social e Econômico de Araguaçu.

É graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Políticas Públicas pela Harvard Kennedy School of Government e Fellow da Fundação Lemann.

Luiz Felipe D'Ávila, fundador do CLP

Luiz Felipe d'Ávila é fundador e presidente do CLP - Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativos dedicada à formação de lideranças públicas engajadas. Também é sócio-fundador da SYKUE Bioenergia e da ACCION Microfinanças.

Atuou como dono da Editora d'Ávila, até ela ser adquirida pela Editora Abril, na qual também exerceu cargos de diretoria.

É formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana em Paris e tem mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School.

Em paralelo a suas atividades, também é membro do conselho da LASPAU (filiada à Universidade de Harvard) da Fundação Henrique Cardoso, do Instituto Millenium e do Tribunal Superior Eleitoral.

Marcelo Cabral, diretor do Instituto Arapyau

Marcelo Cabral é Gerente Executivo para o programa de Cidades do Instituto Arapyau.

Foi Coordenador do Centro de Informações Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Já atuou como especialista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Casa Civil e como coordenador de diversas áreas do Programa de Aceleração do Crescimento, atuando em ministérios como Desenvolvimento Social, Casa Civil e Planejamento.

É formado em administração na FGV e é mestre em Políticas Públicas pela Berkeley University. Dentre suas experiências recentes estão o monitoramento e o gerenciamento de programas nacionais em áreas de políticas sociais, como o Plano Brasil sem Miséria e o Brasil Carinhoso.

Marcelo Cabral é conselheiro do Instituto Four.

Saúde


Kátia Pirotta, pesquisadora do Instituto de Saúde SES - SP

Kátia Pirotta é pesquisadora científica concursada do Instituto de Saúde / SESSP, membro do Grupo de Trabalho História da Infância da Associação Nacional de História (ANPUH) - seccional de São Paulo; pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidiade, Racismo e Discriminação; e membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo da EACH/USP.

É graduada em Ciências Sociais, possuindo mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP. Desenvolve atividades de pesquisa sobre as políticas de saúde para crianças e adolescentes, sobre gênero e saúde reprodutiva e sexual, realizando atividades de capacitação com profissionais da rede de saúde em relação à saúde integral de adolescentes e jovens.

Marília Louvison, professora da USP

Marília Louvison é professora doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP e presidente da Associação Paulista de Saúde Pública.

Atua nas áreas de políticas públicas e envelhecimento, avaliação de epidemiologias e regulação das redes de atenção.

É formada com residência em medicina preventiva e social pela Escola Paulista de Medicina e fez mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP.

Segurança


Paulo Storani, ex-Coordenador do BOPE

Paulo Storani é consultor sênior e palestrante na Vá e Vença Consultoria.

É ex-Secretário Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de São Gonçalo, com experiência na área de Administração Pública. Foi consultor dos filmes Tropa de Elite, Coordenador de Operações Especiais do BOPE - RJ e uma das inspirações para o Capitão Nascimento, personagem do cinema brasileiro.

É formado em Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública pela FGV e mestre em Antropologia pela UFF.

Thomas Conti, professor da Unicamp

Thomas Conti é professor na Especialista em Direito & Economia da Unicamp, na disciplina de Direito e Desenvolvimento Econômico, bem como monitor na mesma especialização.

É graduado em Ciências Econômicas, mestre em Desenvolvimento Econômico e doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Em paralelo, desenvolve um programa de pesquisa acadêmica que tem como objeto de estudo a relação entre economia e violência.

Sociedade Brasileira


Frei David, fundador da EDUCAFRO

Frei David é um dos fundadores e organizadores da Educafro. Também é frade franciscano da Ordem dos Frades Menores na Província da Imaculada Conceição do Brasil, em São Paulo.

Estudou Filosofia e Teologia pelo Instituto Tecnológico Franciscano de Petrópolis. Envolvido com a causa social, trabalha há mais de 30 anos com projetos e trabalhos populares, sobretudo na área de educação.

Como uma das suas grandes contribuições, cabe citar a implantação do sistema de cotas na UERJ, pela qual foi um dos responsáveis.

Leizer Pereira, fundador da Empodera!

Leizer Pereira é o fundador e atual Diretor-Executivo da Comunidade Empodera, uma consultoria que tem como propósito ser parceira estratégica de grandes empresas no desenvolvimento de programas para diversidade e inclusão, buscando transformar o futuro do jovem universitário talentoso e protagonista, principalmente o de baixa renda.

Possui passagens por empresas renomadas, como Embratel, Huawei e Cisco, tendo sido Gerente Financeiro na última.

É formado em engenharia pelo Centro Federal de Educação Tecnológico do Rio de Janeiro e possui um MBA pela FGV.

Sociedade Brasileira


Caio Magri, Diretor-Presidente do Instituto Ethos

Antes de seu ingresso, atuou como Gerente de Políticas Públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, além de coordenar o Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP). Integrou também a assessoria especial do ex-presidente Lula.

Graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, participa como membro dos conselhos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Transparência Pública e Combate à Corrupção - CGU, do Pró-Ética, do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CPGB) e da Rede Nossa São Paulo, entre outros.

Saiba mais



O Instituto Four

O Instituto Four é uma instituição sem fins lucrativos que busca formar e desenvolver jovens líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil e almejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do País. Nós acreditamos que reclamar não muda - e, por isso, fomentamos espaços de discussão e pensamento inovativo com pessoas dos mais diversos backgrounds, buscando trazer resultados concretos e positivos para a sociedade brasileira.



ProLíder nas mídias sociais